10 alimentos chave para ter uma pele saudável e bonita

A pele é o maior órgão do corpo e quase sempre um reflexo de como estamos por dentro. É um dos sistemas encarregados de limpar o organismo, juntamente com o fígado, os rins, os pulmões e os intestinos. A Medicina Tradicional Chinesa a relaciona com o intestino grosso e os pulmões.


Para ter uma pele saudável, você tem que evitar os tóxicos que possam sobrecarregar os órgãos de limpeza. Também há que evitar técnicas culinárias não saudáveis e eliminar alimentos que nos roubam vitaminas e minerais necessários para a renovação celular, como lácteos, farinhas e açúcares refinados, gorduras transformadas ou alimentos processados.


Diante de um problema de pele (acne, rugas, pele seca…) costuma-se aconselhar fazer uma depuração hepática , uma vez por ano, de preferência na primavera, evitar a prisão de ventre e alimentar a flora intestinal.


O esporte, não beber álcool, evitar o estresse, dormir bem e ao ar livre também contribuem para cuidar da pele.


Pele e ossos em forma


Para desfrutar de uma pele saudável, é fundamental manter-se bem hidratado e se nutrir com alimentos ricos em ômega-3, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes.


1. As sementes de chia são ricas em omega-3


Fornecem aminoácidos de alta biodisponibilidade e são ricas em omega-3, o que as torna ideais contra problemas de pele, como as rugas ou a secura.


É melhor grind para aproveitar bem esses nutrientes. Tomar 2 colheres de sopa ao dia em forma de pudim, como salsa ou azeitona de mesa.


2. As endibias nos manter hidratados


Por ser rico em água e de sabor amargo, são perfeitas para favorecer a função hepática e nos manter hidratados.


Acompanha suas saladas com 1 ou 2 endibias. Podes também as preencher de verduras picadas e temperadas.


3. Damascos, ricos em beta-caroteno


Sua cor alaranjada deve-se à sua riqueza em beta-caroteno e de substâncias precursoras da vitamina A, essencial para a renovação celular.


Consome 2 ou 3 frescos por dia ou desidratados e ecológicos.


4. O pepino é hidratante como alimento e na máscara


Consumido com a pele, traz também o seu sabor amargo e poder hidratante, o que cumpre muito bem a função de depuração e estimular o processo de limpeza.


Come o meio pepino por dia com a pele, durante o verão, em saladas, cremes ou sucos.


Pode ser utilizado diretamente sobre a pele, máscara hidratante e nutritiva.


5. Pimentão vermelho, indispensável para formar colágeno


É o alimento com maior teor de vitamina C. Esta é imprescindível para a formação do colágeno, proteína que sustenta a pele.


Você pode tomar um ou meio por dia, durante sua temporada.


6. A cavalinha é rica em silício


Esta planta é muito rica em silício, um mineral que também aparece como co-factor na formação do colágeno.


Para adicioná-las à sua dieta e aproveitá-la bem, você deve usá-lo moída ou triturada. Tome 1 pitada o dia, como azeitona de mesa ou adicionada ao gomasio.


7. Cúrcuma para combater a acne


Como grande spice anti-inflamatória, pode ser muito recomendável para a acne. Há que ter em conta que, nestes casos, pode ser recomendada uma alimentação anti-inflamatória.


Cada dia usa 2 rodajitas, ou meia colher de chá se usa em pó.


8. As sementes de gergelim moídas dão metionina


Fornecem gorduras saudáveis e são as sementes mais ricas em metionina, um aminoácido natural cisteína, diferindo necessário para formar colágeno.


Tomar 2 colheres de sopa ao dia, triturada ou na forma de tahini.


9. Frutos do bosque, melhor silvestres


São ricos em antioxidantes, necessários para que não se desestructure a pele. Se são silvestres contêm maior quantidade, pois a planta teve que desenvolver para lidar com as intempéries do clima.


Na temporada para a diária de 1 punhado de frutos do bosque.


Pele saudável e hidratada


10. Espirulina, o superalimento para uma pele sempre jovem


Esta alga verdiazul, considerada um superalimento, tem capacidade para nutrir e desintoxicar o sangue, bem como para favorecer os processos de regeneração celular. Isso ajuda a evitar a pele seca e a retardar o aparecimento de rugas.


Tomar 1 ou 2 colheres de chá ao dia em molhos, cremes ou smoothies.