11 Alimentos Para Reduzir o Colesterol Ruim

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Os alimentos que você deve incluir em sua dieta para baixar o colesterol são maçã, frutas, feijão, aveia, vegetais entre outros, o que, sem dúvida, pelo seu conteúdo e propriedades, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.


Em termos médicos, os níveis de colesterol alto são conhecidos como distúrbio lipídico, hiperlipidemias ou hipercolesterolemia. Estar atento a estes níveis, você vai ajudar a prevenir o risco de sofrer de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e outros problemas.


O colesterolé um lípido ou gordura que o corpo precisa para funcionar de forma óptima. Em níveis muito altos, pode ser muito prejudicial para a saúde. Você pode evitar isso, incluindo em sua dieta diária alimentos que ajudem a manter níveis ótimos.


Como baixar o colesterol LDL


Lembre-se que, mudando o que se come, pode-se reduzir o mau colesterol. Será necessário que limite a ingestão de alimentos que aumentam o colesterol como os produtos processados.


Alguns alimentos agem de várias formas para poder reduzir os níveis de colesterol no sangue. Muitos são ricos em fibra solúvel, a qual se liga ao colesterol e aos seus precursores no sistema digestivo e o arrasta-a para fora do corpo antes de entrar na circulação.


Alguns alimentos ricos em gorduras poli-insaturadas ajudam a diminuir o colesterol ruim LDL. Outros contêm esteróis e estanóis vegetais, que bloqueiam a capacidade do organismo para absorver o colesterol. (2)


Em seguida, te faço a seguinte lista de alimentos que podem ajudar a manter os níveis sob controle:


1. Aveia


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A aveia é um dos cereais mais ricos e os mais recomendados se de baixar os níveis de este lípido se trata. O consumo de um prato de cereal, ou adicioná-lo aos seus shakes favoritos, vai fazer uma grande diferença.


Contém uma quantidade significativa de fibra solúvel e outros nutrientes essenciais. Além disso, sua versatilidade permite que você pode acompanhar com morangos ou outras frutas, para complementar sua ingestão de fibra.


2. Cevada e cereais de grãos integrais


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Adicionar cereais, especialmente os de grão inteiro, a sua dieta é uma alternativa muito saudável. Eles têm propriedades que permitem reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, são uma rica fonte de fibra.


Reduz o risco de doenças do coração, Consumindo farelo de aveia, de trigo, linhaça, etc.


3. Legumes


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As leguminosas , como também são conhecidas, são alimentos muito ricos em fibras, o que comê-las regularmente ajuda a controlar seus níveis de colesterol. Consome feijão, grão-de-bico, lentilhas, etc.


O efeito salutar das leguminosas foi testado, pelo que devem ser incluídos dentro de uma dieta equilibrada. Sua versatilidade farão com que você pode consumir em muitos pratos, saladas, etc.


4. Azeite de oliva


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O azeite de oliva extra virgem, sem dúvida, tem o seu lugar nesta lista. Destacado como um dos óleos mais saudáveis, contém uma alta concentração de antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol LDL, sem reduzir a presença do colesterol bom HDL.


A melhor forma de consumir este óleo é frio, tempere saladas e snacks.


5. Frutos Secos


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Os frutos secos que você pode consumir de maneira habitual são nozes, amêndoas, cacahuates, avelãs, nozes, pistaches, etc. requer Apenas comer uma quantidade pequena e além disso são ricos em gorduras poli-insaturadas.


Com 40 gramas diárias poderá beneficiar-se de suas ricas propriedades.


6. Alimentos ricos em esteróis e estanóis


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Este tipo de alimentos têm a capacidade de bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado, sem afetar os níveis de colesterol bom, ou HDL.


Os alimentos que são ricos e os que se encontram em pequenas quantidades de esteróis e estanóis, são os vegetais, frutas, nozes, sementes, legumes, óleos vegetais e alguns produtos lácteos. Certifique-se de incluí-los em sua dieta.


7. Alimentos ricos em Ômegas


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Os ácidos gordos Omega3 e Ômega 6 ajuda a reduzir os níveis de colesterol e além de triglicerídeos, o que é altamente recomendável que os consumas.


Pode ser encontrada principalmente em peixes, como o atum, salmão, cavala e truta. Duas porções por semana é suficiente.


8. Soja


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Comer soja e seus derivados também são uma boa alternativa. Você pode consumir tofú, leite de soja e/ou preparar seus pratos favoritos usandola. Além de beneficiar-se de sua riqueza em animais não vacinados, reduz de forma eficaz o colesterol no sangue.


9. Abacate


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Incluir em sua dieta diária, pelo menos, meia peça de abacate,te ajudará a prevenir níveis altos de colesterol ruim no sangue. Lembre-se também de que o abacate é uma boa fonte de gorduras saudáveis.


Inclua em suas saladas, ou come um bom guacamole.


10. Vegetais Verdes


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O consumo de vegetais é muito recomendável para poder redudir os níveis de colesterol no sangue. Você pode consumir brócolis, acelga, espinafre, alface, aipo e outros similares. Pela sua composição em animais não vacinados e propriedades, protegem seu coração, de sofrer acidentes vasculares cerebrais e outros problemas.


Não deixe de consumi-los diariamente, você pode se preparar desde cremes e saladas, até batidos.


11. Frutas


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Escolha as frutas ricas em antioxidantes, como as frutas, os citrinos, maçãs, peras, uvas. Elas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel. Além disso, possuem muitos nutrientes, como vitaminas, minerais.


Não se esqueça de comer várias porções de frutas ao dia. Pode-Se consumir em shakes, sucos ou sumos, saladas, sozinhas, acompanhadas com cereais, iogurte. Etc.


Muitos dos alimentos listados ajudam a baixar o colesterol, mas deve ser consumido dentro de uma dieta equilibrada e de forma habitual para poder desfrutar de seus efeitos. Não se esqueça de consultar com seu médico e consultar qualquer dúvida que surja. A forma para poder conhecer os níveis de lipídios no sangue por meio de um exame de sangue.